segunda-feira, 29 de agosto de 2011

YOGA INFANTIL

Crianças que praticam Yoga possuem maior capacidade de concentração!

A dificuldade de concentração e atenção das crianças, ainda é problema para muitos pais e professores. Aulas de Yoga podem fazer a diferença!
O Yoga, é uma prática que cria bases para uma vida saudável, pois, através de exercícios físicos, respiratórios, práticas de relaxamento e técnicas meditativas, adaptados à idade infantil, é possível inserir a criança na filosofia do Yoga, através de jogos e actividades lúdicas, que possui ferramentas que auxiliam na superação e compreensão dos medos e estados de ansiedade, promovendo a tranquilidade. 

Numa aula de Yoga, as crianças ampliam as percepções do corpo e da mente, auto-estima, equilíbrio e agilidade. Através dos movimentos vão desenvolver a coordenação motora, postura corporal, estabilidade, equilíbrio, força e alongamento, melhorando o fluxo de energia, fortalecendo os músculos, o sistema imunológico e trazendo uma capacidade fantástica de concentração.
As crianças são naturalmente activas e excitáveis e o Yoga não pretende eliminar estas duas facetas, pois fazem parte do seu crescimento. Além disso, os exercícios procuram mostrar à criança que ela é capaz de ampliar suas habilidades e seu conhecimento. Isso lhe dá mais confiança e mais auto-estima.
Benefícios da prática do Yoga com as crianças
O yoga é uma prática positiva na etapa de crescimento das crianças. Através do yoga, as crianças exercitarão sua respiração e aprenderão a relaxar, para enfrentar o stress, as situações conflituosas, e a falta de concentração, problemas tão evidentes na sociedade actual. 

- Desenvolvimento e habilidade dos músculos motores.
- Flexibilidade nas articulações.
- Melhora dos hábitos posturais da coluna vertebral.
- Massagem dos órgãos internos.
- Melhoria nos hábitos da respiração.
- Estimulação da circulação sanguínea.
- Melhoria da auto-estima.
- Diminuição no nível de stress infantil.
- Aperfeiçoamento dos sentidos.
- Agilidade e integridade.
- Calma e relaxamento.
- Melhor desenvolvimento da atenção, concentração, memória e imaginação.
- Harmonização da personalidade e do carácter.
- Canalização adequada da energia física.
- Melhor compreensão e interacção com os demais. 

Yoga Infantil é uma maneira divertida de desenvolver o potencial criativo e capacidade de superar desafios.

Crianças felizes são crianças saudáveis, conscientes e em harmonia com tudo à sua volta!

“Yoga é a chave de ouro com a qual destrancamos a porta para a paz, tranquilidade, e alegria.”
B.K.S. Iyengar

domingo, 28 de agosto de 2011

Um Momento de quietude - Meditação para pessoas em movimento!

Tem sido provado que a prática da meditação  reduz o stress, a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e melhorar a nossa capacidade de agir. Mas, muitas pessoas acreditam que estão demasiado ocupadas para fazê-lo.



Nesta apresentação, Martin Boroson exorta à prática da meditação num exercício simples e poderoso que você pode fazer exactamente onde você está, em casa, no supermercado, no carro, antes de uma reunião de trabalho, ou mesmo durante uma reunião.

A sua mensagem é que a Paz Interior não é uma meta distante reservada a Santos e Sábios, e a prática da meditação não tem que levar um longo período de tempo. Leva apenas um momento!

sábado, 27 de agosto de 2011

QUEM SOFRE?


Sinto o sofrimento formar parte de mim, sinto-o desde o dia em que nasci, e inclusive antes. Sofro fisicamente-emocionalmente-mentalmente, nunca me senti feliz. Minha mãe costumava dizer  que quando ficou grávida de mim, viveu um processo muito doloroso e durante  o parto surgiram muitas complicações e aí o seu sofrimento foi-me transmitido, o qual percebi intensamente na minha memória celular.


Porque sofro tanto? Se eu não fiz nenhum mal nesta vida. Pode estar relacionado o meu sofrimento com o que fiz (Karma) em outras vidas?.
Experimentas sofrimento nesta vida e perguntas se a causa dessa vida tem conexão com uma vida anterior, e assim sucessivamente. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Com esta atitude e interrogatório não há fim à série causal. Certifica-te que todas as vidas fenoménicas (Samsara) têm a sua causa primordial em Maya (Ignorância-apego).

 

Essa ignorância é eliminada mediante a Auto-indagação (Filosofia Vedanta Advaita). Os sábios “Advaita” (não-dualidade), sustêm que se pode alcançar a Consciência permanente do Atman (Essência), meramente ao livrar-se da ideia de que existe um ser individual que actua através do corpo e da mente.
Este sofrimento afecta-te enquanto dormes? Não!   
       
Qual é a diferença real entre o homem desperto que sofre e o mesmo homem que quando  dorme deixa as preocupações e não sofre?  Se, continuas a ser a mesma pessoa, pois então seguramente essas preocupações não te pertencem. Tu és erroneamente responsável se assumes que te pertencem (Maya-Ego).

O ciclo diurno na pessoa que sofre, é dominado pela mente (condicionamento aprendido) e devido ao apego mental (ego), sofre.  No ciclo nocturno abre-se a conexão do subconsciente no Atman (Essência Eterna) e pela Intuição no “Eu sou o que sou”  libertamo-nos do apego ao sofrimento.

OM TAT SAT