segunda-feira, 26 de março de 2012

CHI KUNG - A ENERGIA QUE FALTAVA

Curso inovador em Viseu
FORMAÇÃO de TERAPEUTAS e MONITORES de HEALTH CHI-KUNG

Chi Kung ou Qi Gong é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de Chi (energia vital) no corpo.
“A respiração é a comprovação de Sansara e da roda da vida, pois se respiramos vivemos, se não respirarmos morremos”.
(ditado budista)

“Na Antiguidade os homens viviam segundo o Tao, seguiam a lei do yin e Yang, conservavam-se em harmonia com as grandes leis e proteção da vida, eram moderados na sua alimentação, acordavam e descansavam de forma regular e trabalhavam sem excesso. Com isso mantinham o corpo unificado com o espírito, cumpriam seus destinos e atingiam o máximo de vivência, ultrapassando os 100 anos.”
Nei Jing Huang Di So Wen Em 
“O tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo”


Atingir a longevidade é possível e uma vida que ultrapassa os cem anos não é ficção. A história chinesa nos mostra isso através de inúmeros chineses centenários ancestrais e seus folclores, lendas, documentos, livros históricos e tradições passadas boca a boca.
Qual é o segredo da longevidade de acordo com a medicina tradicional chinesa? Baseado nos clássicos e nas histórias locais pode-se formular a seguinte resposta: “Seguir os princípios do Yin e Yang, praticar regularmente os exercícios apropriados para o condicionamento do corpo, seguir um calendário regular no dia-a-dia, evitar a estafa e manter-se calmo e alegre em harmonia com o Tao (Caminho)”.
Todos estes tópicos são ilustrados com exemplos concretos e atuais. A ênfase na relevância da sabedoria e da virtude ligadas ao fenómeno da longevidade é altamente confirmada pela visão do filósofo Confúcio, que mostra sua adesão pela tradição ancestral de seu povo.

O povo chinês sempre cultivou a vida, desejou a longevidade e acumulou ricas experiências nesta área desde os tempos imemoriais. O caminho para a preservação da vida foi sendo desenvolvido e resultou em milhares de pessoas centenárias no país. A lenda diz que muitos reis e líderes políticos antigos conhecidos por suas regras de benevolência e estratégias militares viveram mais de cem anos. Entre eles está Huang Di (o Imperador Amarelo), chefe do clã dominante do vale do Rio Amarelo há aproximadamente cinco mil anos atrás, o qual é conhecido hoje como fundador da nação chinesa.
A base de todo pensamento chinês iniciou-se a aproximadamente 8.000 anos, onde os camponeses concluíram que tudo na natureza era cíclico e natural. Fu Hi o lendário Rei guerreiro fundamenta as leis que regem a teoria de Yin e Yang.

Uma das principais personalidades que ajudaram a fundamentar o Qi Gong foi Cho Chin Kei, autor da célebre frase : “fazei do alimento e da respiração seus principais medicamentos”.
Os célebres alquimistas e estudantes de Qi Gong, Ge hong e Go Ko Hung, desenvolveram diversas técnicas que mesclavam alquimia e técnicas respiratórias. Hua Tou, um famoso médico do final da dinastia han do Oriente, foi o primeiro no mundo a aplicar anestesia em cirurgias. Ele desenvolveu o “jogo dos cinco animais”. Tal técnica consistia em exercícios que imitavam o urso, o pássaro, o tigre, o macaco e do cervo.

Muitos exercícios são atribuídos ao Lendário Templo Shaolin e seu místico Fundador, Bodhidharma, vigésimo oitavo sucessor de Buda. Os mais conhecidos são o Yi Jin jing (tratado da transformação dos músculos e tendões) e o Xi Sui Jing (tratado da lavagem da medula óssea).

Objectivos Gerais do Qi Gong
1. Curar determinada doença.
2. Aumentar a capacidade de resistência para a prática de esportes.
3. Ampliar as habilidades nas artes marciais.
4. Aumentar a concentração e a capacidade de suportar o trabalho.
5. Desenvolver uma mente clara e a capacidade de percepção.
6. Melhorar o desempenho sexual.
7. Praticar exercícios não vigorosos para manter a saúde e a forma física.
8. Ganhar ou perder peso.
9. Controlar o estresse.
10. Aumentar o conhecimento sobre Qi Gong e as habilidades nessa arte.
11. Adquirir habilidades psíquicas.
12. Prevenir diversas moléstias.
13. Recobrar a energia.
14. Desenvolver–se em espiritualidade.
                           Fonte:   CHINARTE
Nos últimos anos Qi Gong, tornou-se um grande parceiro da medicina tradicional chinesa conservando a saúde e curando as enfermidades e tem se difundido rapidamente nas cidades de toda a China. Todos os dias logo pela manhã, nas salas, jardins e parques, muita gente pratica religiosamente os exercícios característicos do Qi Gong. Fonte: internet


O Centro Kailas vai realizar, em parceria com a Chinarte® - Escola de Artes Marciais e medicina tradicional Chinesa, um CURSO de FORMAÇÃO de TERAPEUTAS e MONITORES de HEALTH CHI-KUNG.

Informações: centrokailas.viseu@gmail.com
                   geral@chinarte.com
OU  CHINARTE 

Excelente oportunidade para aprender a essência desta Arte a um baixo custo, em VISEU
GARANTA JÁ A SUA VAGA - LUGARES LIMITADOS

Sem comentários:

Enviar um comentário