sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Apegos são um grande Obstáculo


O Corpo é Vibração e muda de forma contínua. A Mente é feita de Vibrações; os Gunas ou tendências da Mente (Sattva, Rajas e Tamas) produzem uma mudança permanente. Como podemos estar concentrados e viver em coerência unidireccional mental. A experiência do Yoga (União no Absoluto) ajuda-nos a viver em concentração e aquietamento da mente, eliminando as distracções. Uma pessoa comum vive experiências. No entanto, o SER realizado é a experiência em si  mesma.
Diz Sankara, três são os corpos que “escondem” o Atman: o bruto, o subtil e o causal. Assim como o grão de arroz que inicialmente  está envolvido na casca e  depois  se separa completamente dela, da mesma maneira é necessário discriminar, mediante um discernimento inteligente, o puro e íntimo Si mesmo dos invólucros com os quais se identifica.
O que é  Brahman (Absoluto)? Por assim dizer, é a Mente. Através dela, com várias repetições, o homem acorda em Brahman, sendo isto a verdadeira imaginação. Quando a Mente se afasta das sensações, também os órgãos dos sentidos se afastam dos objectos que os motivam, como fiéis servidores da Mente. Assim se obtém o perfeito auto-domínio dos órgãos.

Os homens que não têm Fé, estão longe de se chegarem até  Mim (Brahman-Deus), retornando  repetidamente ao caminho do mundo da morte.
O conhecimento limitado pressupõe o conhecimento ilimitado, assim como todos os opostos têm o seu par de polaridades. As sementes (bijam) de todo o  conhecimento existem em tudo, o microcosmos dentro do macrocosmos. A sílaba semente “OM” é uma semente de tal  omnisciência, e como semente é capaz de crescer mais e mais.
Uma vez  Sri Rama perguntou a um grupo de sábios: ”Como me consideras tu”.  Um deles respondeu: “Quando sou consciente do meu corpo, sou teu servidor; quando sinto que sou alma individual, sou uma parte tua, e quando realizo que sou Atman, então na minha opinião, não vejo nenhuma diferença entre Tu e Eu.
Como o viajante que ao voltar de uma longa viajem, é recibido pela sua família e amigos, do mesmo modo as boas obras feitas nesta vida, nos receberão na outra, com a alegría de dois amigos que se voltam a encontrar.

OM TAT SAT

Sem comentários:

Enviar um comentário