sábado, 1 de dezembro de 2012

PERCEPÇÃO SENSORIAL

SENSAÇÕES: SÃO IDENTIFICADAS PELA VIVÊNCIA ILUSÓRIA DAS COISAS.
PERCEPÇÃO: A FACULDADE DE INTUIR E VIVER CONSCIENTE.
   
Há percepção enquanto dormimos, durante o sonho. Mas, durante o sonho os objectos percebidos não são externos à mente. As imagens mentais aparecem, mal nos deitamos, na mente como resultado de experimentarmos os objectos externos durante a vigília, “MAYA-ILUSÃO”.
       
Há uma vivência diferente e subtil entre sensação e percepção.
Quando aparece a percepção, as sensações e os seus objectos (o qual é sujeito ao tempo e espaço) desaparecem. O objecto de percepção é uma construção da auto-consciência reflexiva.
   
Hoje tive uma experiência maravilhosa, a libertação consciente do meu apego a um ego negativo (é como um divórcio que nos liberta do apego sentimental), tendo percebido a libertação dos meus medos devido a esse ego, “GRAÇAS ABSOLUTO”.
Bem, então, parece que a sensação (e não a percepção) implica a realidade dos objectos externos, certo?
Durante o sonho não se reconhece a irrealidade dos objectos experimentados neste estado, sendo apenas reconhecidos ao acordar. De forma similar, o buscador iluminado é quem  despertou para um estado de consciência mais elevado e que compreende a irrealidade do mundo construído no denominado “estado de vigília”.
    
Recorda que Buda tentou iniciar os seus discípulos de forma gradual na compreensão da insubstancialidade do sujeito e objectos. Apenas o buscador iluminado pode compreender que a Realidade é apenas Consciência. Por isso, aqueles que ressoa no seu coração o aceitam. E aqueles que tentam compreendê-lo com a mente não o aceitam.
Digamos que, se não existe corpos, então como pode um açougueiro matar uma cabra e logo ser acusado por tirar a vida a um ser vivo? Lembra que, não somos o corpo que utilizamos, este é apenas um veículo! Ao matar o animal não se mata o Ser que habita no corpo. O acto de matar implica interromper uma corrente de consciência na Consciência Absoluta.
         
A PROFISSÃO DO AÇOUGUEIRO É PROIBIDA NO DHARMA (ORDEM NA CONSCIÊNCIA SUPERIOR).
        
O buscador iluminado está libertado da ignorância e transcendeu a consciência objecto-sujeito. Conhece a sua própria mente e a dos demais. Vive consciente na autêntica Essencialidade.
Agora sendo coerente e consciente pode viver e sentir que a Realidade é apenas CONSCIÊNCIA.
           
O NÃO-DUALISMO liberta-te do sofrimento, ao perceber que a dor é criada na errónea identificação com as formas criadas na mente. Ao viver em Consciência “Aqui e Agora” flui a compreensão, a coerência e a harmonia (AMOR INCONDICIONAL), o qual te liberta de todo o tipo de sofrimento.
OM TAT SAT
Felipe Santiago   

Sem comentários:

Enviar um comentário