sábado, 20 de agosto de 2011

ECOLOGIA QUÂNTICA

A crise ecológica é a exteriorização de um mal-estar interior do Homem moderno.
Não há dúvida de que a destruição da natureza como um todo, e não só a dos rios e lagos, conduz a distúrbios mentais no Homem moderno.

A destruição das árvores, pássaros, animais e dos próprios movimentos do mundo animal – a privação completa por parte dos homens destes ritmos e a imposição do ritmo artificial da máquina – produz alterações psíquicas.
A água tem uma relação muito importante com a psique humana. E não só a poluição visível, como também a destruição da água, tem uma relação muito importante com o comportamento humano. Recordem que somos 70% de água.

O mundo pode ser comparado a uma árvore majestosa, a qual deve ser abatida com o machado do desapego e da carência de desejos (egoístas).

Eliminando Rajas e Tamas (Acção - egoísmo e estupidez - inércia) e alimentando Satwa (Sabedoria – Bondade) , haveremos de atingir o nosso desenvolvimento interior. Assim, um trabalho é destrutivo, e o outro é construtivo. Remover as ervas daninhas e  plantar novas sementes são duas partes do mesmo trabalho.
Uma mente inquieta não pode repousar na mesma posição uma só noite, e muito menos durante o dia. Mesmo dormindo à noite, o corpo mostra a sua inquietude, o tempo todo.

Podemos observar a natureza e ver como se auto-regula sozinha, e podemos também  colaborar nesse processo de auto-regulação, havendo com isso uma atitude equilibrada da nossa parte. Primeiro, faz-te uno com o teu corpo interior, de seguida faz-te uno com toda a existência.

O Tao diz que para viver em harmonia com a Natureza, é necessário viver em harmonia com o Céu.

OM-TAT-SAT

Sem comentários:

Enviar um comentário