sábado, 27 de agosto de 2011

QUEM SOFRE?


Sinto o sofrimento formar parte de mim, sinto-o desde o dia em que nasci, e inclusive antes. Sofro fisicamente-emocionalmente-mentalmente, nunca me senti feliz. Minha mãe costumava dizer  que quando ficou grávida de mim, viveu um processo muito doloroso e durante  o parto surgiram muitas complicações e aí o seu sofrimento foi-me transmitido, o qual percebi intensamente na minha memória celular.


Porque sofro tanto? Se eu não fiz nenhum mal nesta vida. Pode estar relacionado o meu sofrimento com o que fiz (Karma) em outras vidas?.
Experimentas sofrimento nesta vida e perguntas se a causa dessa vida tem conexão com uma vida anterior, e assim sucessivamente. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Com esta atitude e interrogatório não há fim à série causal. Certifica-te que todas as vidas fenoménicas (Samsara) têm a sua causa primordial em Maya (Ignorância-apego).

 

Essa ignorância é eliminada mediante a Auto-indagação (Filosofia Vedanta Advaita). Os sábios “Advaita” (não-dualidade), sustêm que se pode alcançar a Consciência permanente do Atman (Essência), meramente ao livrar-se da ideia de que existe um ser individual que actua através do corpo e da mente.
Este sofrimento afecta-te enquanto dormes? Não!   
       
Qual é a diferença real entre o homem desperto que sofre e o mesmo homem que quando  dorme deixa as preocupações e não sofre?  Se, continuas a ser a mesma pessoa, pois então seguramente essas preocupações não te pertencem. Tu és erroneamente responsável se assumes que te pertencem (Maya-Ego).

O ciclo diurno na pessoa que sofre, é dominado pela mente (condicionamento aprendido) e devido ao apego mental (ego), sofre.  No ciclo nocturno abre-se a conexão do subconsciente no Atman (Essência Eterna) e pela Intuição no “Eu sou o que sou”  libertamo-nos do apego ao sofrimento.

OM TAT SAT

Sem comentários:

Enviar um comentário