quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

OFICINA MENSAL de YOGA INFANTIL - DEZEMBRO

Inline images 1

13 de DEZEMBRO
Yuppi (4 - 7anos) -  10h30
Yuppi (7 - 10anos) -  11h30


O Que é Yoga ?

Yoga, como o seu próprio significado (em sânscrito) quer dizer UNIÃO. União entre os três principais domínios do Ser, ou seja corpo, mente e espírito.
É uma antiga tradição indiana que teve origem na observação da natureza, no movimento dos animais, na postura de determinados elementos da natureza (montanha, lua, estrela) e em coisas do nosso quotidiano.

No Yoga tudo se liga e se complementa, todo o esforço deverá ser reequilibrado com um movimento de compensação ou relaxamento. Yoga também é equilíbrio, entre Ying e Yang, entre inspiração e expiração, entre trabalho e relaxamento.
A prática do Yoga alia posturas, com exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento (meditação). Conjugando em si o conhecimento do nosso corpo, dos nossos limites e das possibilidades infinitas de trabalharmos com ele, aumentando assim a nossa elasticidade, força, concentração e paz de espírito.

Yoga também é um estilo de vida, saudável, justo e socialmente responsável, baseado também na igualdade entre todos os seres, permitindo assim que todos e ao seu próprio ritmo possam beneficiar dos seus benefícios, inclusive os bebés e as crianças.


O que difere o Yoga infantil do Yoga para adultos?

No Yoga para crianças o objetivo principal é ser divertido, e através das histórias, jogos, viagens, canções e posturas, as crianças aprendem a desenvolver capacidades importantes, tanto ao nível do caráter como ao nível físico, e através de uma experiência multi-sensorial descobrem coisas sobre o mundo e sobre a vida.

O objectivo do Yoga não é execução de posturas perfeitas, mas sim desenvolver a força interior e a auto-aceitação da criança, num ambiente não competitivo e encorajador, sem julgamentos de qualquer natureza, mas sim incentivando e apoiando.
Outro dos lemas do Yoga que é transmitido às crianças é o respeito e a dignidade, por nós, pelos outros e pelo meio ambiente.



 Inline images 2O que é Yupi – Clube de Yoga ?
Yupi é o nome dado, pela Professora Andreia Lopes, ao estilo de Yoga infantil em que acredita, divertido, entusiástico e otimista. Pretende proporcionar o contato com o Yoga, a Inteligência Emocional, as Visualizações e Atividades Artísticas e criativas. O fio condutor é o Yoga e através dos exercícios que são apresentados sobre a forma de jogos e histórias, serão abordados temas como as emoções, os valores, os sentimentos, o poder do otimismo, o meio ambiente, o mundo, as pessoas, a criatividade e a arte.
Clube de Yoga, porque pretende recriar o ambiente de um Clube, onde aqueles que entram sentem sempre o sentimento de pertença e proteção. Além de partilharem os mesmos valores, princípios, emoções, partilham também erros e vitórias.

Quais os benefícios para as crianças?
  ·    Melhora a vitalidade, firmeza e flexibilidade;
  ·    Aumenta a auto-confiança e ajuda a construir uma auto-imagem positiva;
  ·    Aumenta o seu conhecimento do mundo emocional;
  ·    Alimenta a criatividade;
  ·    Ajuda a equilibrar corpo e mente;
  ·    Ensina a auto-aceitação e o amor-próprio;
  ·    Constrói equilíbrio e coordenação;
  ·    Expande a auto-consciência e a consciência dos outros;
  ·    Desenvolve a auto-disciplina e o auto-controlo;
  ·    Maior concentração;
  ·    Fortalece a nossa estrutura tornando a mais ereta e flexível;
  ·    Fortalece as funções do nosso corpo e melhora o nosso conhecimento sobre ele;
  ·    Ensina a tomar partido da respiração;
  ·    Não é competitivo;
  ·    Ajuda a criança a perceber que faz parte de um todo e que somos unos com a Natureza;
  ·    Ajuda a construir força interior;
  ·    Encoraja e cooperação e o trabalho em grupo;
  ·    Ensina a relaxar;
  ·    Encoraja a viver valores importantes como a generosidade, respeito e amizade;
  ·    Ensina a respeitar regras através do jogo;
  E acima de tudo está adequado as necessidades de crescimento da criança, ou seja, é DIVERTIDO!

Método utilizado
O método utilizado, pretende aliar os benefícios do yoga ao jogo, à dança, às afirmações positivas e técnicas de relaxamento, visualizações e meditação, pois não há melhor maneira de aprender e de relaxar do que através do riso e da diversão.
Os jogos e exercícios introduzidos também trabalharão o espírito de equipa, o conhecimento das emoções suas e dos outros, o respeito pelo outro, pela natureza, pela família e a arte será apresentada como veículo de mensagens.
Objetivos
- Sensibilizar os alunos para a prática de uma atividade completa, que desenvolverá a criança em vários níveis: físico, social, emocional e espiritual;
- Melhorar o convívio entre colegas;
- Diminuir níveis de stress infantil;
- Criar vínculos afetivos;
- Melhorar a auto-estima;
- Estimular os comportamentos positivos nas crianças;
- Acompanhar e apoiar nas mudanças;
- Dar ferramentas às crianças para conseguirem gerir as suas emoções;
- Ensinar regras e valores através do jogo.

INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES: centrokailas.viseu@gmail.com

 Yoga Infantil é uma maneira divertida de desenvolver o potencial criativo e capacidade de superar desafios.

Crianças felizes são crianças saudáveis, conscientes e em harmonia com tudo à sua volta!  Dê esta oportunidade ao seu/sua filho/a - inscreva-o no Clube Yupii-Yoga

Sem comentários:

Enviar um comentário