domingo, 6 de março de 2011

Gentileza gera gentileza

Gentileza é dar bom-dia, é dar um abraço, é abrir a porta para alguém passar, dar passagem. É oferecer uma flor, plantar um sorriso, respeitar os mais velhos. É também agradecer, tolerar, perdoar, reconhecer um erro e pedir desculpas. Gentileza é respeito: às cores, credos, origens, diferenças, à diversidade. Gentileza é uma atitude positiva! E… espalha-se, “gera gentileza”, como já dizia o profeta.

Gentileza gera gentileza, Marisa monte passou a história linda do Profeta Gentileza para outras partes do Brasil (e resto do Mundo) através dessa música.


OS DEZ MANDAMENTOS DA GENTILEZA

1º Tente colocar-se no lugar do outro. Isso ajuda-o a entender melhor as pessoas, o seu modo de pensar e agir.
2º Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.
3º Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e acções precipitadas.
4º Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
5º Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.
6º Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.
7º Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.
8º Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
9º Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.
10º Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza mostra-nos que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.
(Rosana Braga)

Sem comentários:

Enviar um comentário