Danças em roda ou círculo estão presentes na história da humanidade desde os tempos mais remotos. Estas rodas, de que há notícia em todas as culturas, respondiam a necessidades de coesão grupal, de comunhão, de celebração. Com elas se assinalavam nascimentos, casamentos, sementeiras, colheitas, a chegada da primavera ou das primeiras chuvas, a própria morte.
Em 1976, Bernhard Wosien, bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor, na época com mais de 60 anos, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um dos fundadores, preparou para os residentes um conjunto de danças folclóricas de todo o mundo. A magia das danças circulares rapidamente conquistou o próprio Bernhard Wosien e todos os que participavam dos seus Círculos. Era uma prática profundamente orgânica, que permitia vivenciar a alegria, a amizade e o amor, e possibilitava uma delicada comunhão sem palavras entre as pessoas, com a Vida e com o sagrado.
De 1976 em diante, centenas de danças foram sendo incorporadas ao reportório inicial e o movimento recebeu o nome que tem actualmente, Danças Circulares Sagradas, espalhando-se rapidamente por todo o mundo.
Dizemos Danças Circulares, porque dançamos em círculo, geralmente de mãos dadas, em torno de um centro que simboliza o “umbigo” do Mundo... Dizemos Danças Circulares Sagradas, porque o círculo é, por si só, um símbolo poderoso de totalidade e eternidade, um símbolo do divino...
As Danças Circulares Sagradas convidam-nos a viajar por um mundo de sensações, emoções e sentimentos, embalados por sonoridades das mais diversas origens (celtas, árabes, hebraicas, índias, ciganas e outras). Através do movimento orgânico e ritualizado, estimulam uma integração harmoniosa de corpo e espírito, possibilitam a vivência e expressão integrada de sentimentos e emoções, e promovem ainda uma profunda conexão com o sagrado, em si mesmo, no outro, no mundo.
Por tudo isso, são um belíssimo espaço de cura, expressão criativa e transformação através da Dança. Uma verdadeira meditação em movimento! Agora em Viseu!
Datas: 10 de Maio e 24 de Maio
Horário: das 19h às 20h30
Inscrições: centrokailas. viseu@gmail.com