quarta-feira, 27 de abril de 2011

O SILÊNCIO

Quando há excesso de mente nas palavras, é o momento de Silêncio. Essa é a linguagem do Essencial. Os sábios ensinam-nos que o Silêncio é mais penetrante e libertador que as palavras.

A conexão consciente no Atman estabelece-se no Silêncio (Sat-sanga), é aí que se possibilita a eliminação e o apego com os objectos do Mundo. Uma vez libertado do físico, desvanecer-se-á o apego às tendências mentais.

Que pensas de um homem, que depois de uma conferência de várias horas; ele sai sem que nada lhe tenha impressionado para lhe ajudar a transformar a vida? Compara-o com aquele outro que se senta na presença de um Ser realizado e que, ao fim de um tempo, se vai embora com uma atitude perante a vida completamente diferente.

Além disso, como se produz a escritura? No princípio há conhecimento abstracto do qual surge o ego, que por sua vez, dá vida ao pensamento e este à linguagem escrita. Portanto a escritura é a bisneta da fonte original. Se a escritura pode produzir um determinado efeito, auto indaga por ti mesmo quanto mais poderoso será a IN-FORMAÇÃO através do silêncio. Exemplo: pelo cabo circula a electricidade. Com a resistência que se encontra no seu caminho, brilha a luz na bomba do ventilador, mas no cabo permanece a energia eléctrica. De forma semelhante o silêncio é o fluxo eterno da linguagem a que só bloqueiam as palavras ou a escritura.

A escritura, ou a fala, é sempre menos libertadora que o silêncio, desta forma que o contacto com a vibração da Mente é o melhor.

A sabedoria consegue-se associando-se com os sábios (Sat-sanga), ou melhor, com o seu entorno mental. Sat –sanga faz com que a mente se afunda no coração.

OM TAT SAT

sábado, 23 de abril de 2011

O APEGO

O apego ao prazer do consumo é limitado.
Qualquer acção guiada a partir o desejo agradável leva a mais acção, toda a construção baseada no apego condiciona-nos a que seja mantida, tudo o que é adquirido ou desfrutado deve ser protegido da deterioração ou da perda. Aquilo que se pode perder, na realidade não nos pertence. Para que nos serve então?

Acreditamos em demasiadas coisas que ouvimos. Acreditamos em terras e povos distantes, em céus e infernos, em deuses e deusas, na segurança das centrais nucleares, na fiabilidade da economia, na veracidade das vacinas, etc. Tudo porque nos foi dito. O caminho para a Verdade abre-se através da desvinculação de Maya (Ignorância). De todos os apegos, o pior é a crença de que você é o corpo.

Disse o sábio: “Meu filho, no início era apenas a existência, uma sem segundo. Pergunta-te de onde nasce a primeira semente?
“Ele não é nem com o nascimento nem com a morte”.
Quando realmente somos conscientes, dizemos “Eu sou diferente do corpo”. Hoje sei que o corpo nasce e morre (transformação permanente), e que o que “Eu Sou” chegado o momento entra e sai dele constantemente (Eternidade). Por isso, hoje, estou a libertar-me deste andar às voltas na roda da transmigração. Hoje libero o que não sou para que a Consciência em Atman, ponha fim a esta rotação. Por conseguinte “Eu Sou” sempre diferente do corpo.
O mundo do devir, caracterizado pelo apego, a aversão, etc., é o efeito semelhante ao sonho: parece real enquanto persiste, revela-se irreal ao despertar.

“Ele é a glória eterna, o conhecedor de Brahman” (Absoluto).

Quando a ignorância é eliminada com a ajuda da Sruti, (‘o que se ouve’, o que escutaram os sábios rishis directamente de Deus), a Smriti (a tradição) e o raciocínio, o intelecto auto-concentrado do visionário da Verdade suprema torna-se estabelecido em Si mesmo, que é a natureza da Consciência pura, como um pedaço de sal (homogéneo), omnipenetrante como o éter, que não tem nem interior nem exterior.
Temos que pensar em Deus, como em algo que está presente no nosso Ser interno através do qual a divindade latente que existe em cada um de nós se manifesta.

O AMOR INCONDICIONAL possibilita a manifestação harmónica da energia Vital (Kundalini Shakti). A vivência de Kundalini Shakti, da experiência da Consciência Ininterrupta, o resplendor do “Eu Sou”. Esta energia está disponível para todo o mundo.
OM TAT SAT

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIA DA TERRA - POR UMA NOVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL - 40 anos depois

Milhares de pessoas ao redor do Mundo comemoram o Dia da Terra. A data é um motivo para a mobilização Mundial pela preservação do meio ambiente, por meio de pequenas acções sustentáveis e até grandes eventos de consciencialização.
Além das acções para a preservação do planeta, o Dia da Terra é uma oportunidade para nós, Seres Humanos, reflectirmos sobre os problemas da conservação da biodiversidade, da contaminação, da educação ambiental e da participação de todos como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

Partilho este vídeo, onde Carl Sagan explora a origem, evolução e diversidade da vida na terra.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

WORKSHOP DE DANÇA ORIENTAL

No próximo dia 1 de Maio, o Centro Kailas irá promover um Workshop de Dança Oriental.
Pretende-se com esta iniciativa assinalar o Dia Mundial da Dança (29 de Abril), promover e desenvolver o gosto pela dança (bem como os seus benefícios).
"Creio que aqueles que mais entendem
de felicidade são as borboletas e as
bolhas de sabão...
Ver girar essas pequenas almas leves, loucas,
graciosas e que se movem é o que, de mim,
arrancam lágrimas e canções.
Eu só poderia acreditar em um Deus que
soubesse dançar.
E quando vi meu demônio, pareceu-me sério,
grave, profundo, solene.
Era o espírito da gravidade. ele é que faz cair
todas as coisas.
Não é com ira, mas com riso que se mata.
Coragem!
Vamos matar o espírito da gravidade!
Eu aprendi a andar. Desde então, passei
por mim a correr.
Eu aprendi a voar.
Desde então, não quero que me empurrem
para mudar de lugar.
Agora sou leve, agora vôo, agora vejo por baixo
de mim mesmo, agora um Deus dança em mim!"
Friedrich Nietzsche

Este workshop procurará ser o despertar para uma adaptação funcional e emocional à prática da Dança Oriental e desenvolver a auto-estima, a feminilidade e intuição corporal, promovendo um processo de contemplação de si e aceitação do corpo.

Esta é a oportunidade perfeita para celebrar o Dia Mundial da Dança e despertar o seu corpo e a sua alma! Comemore!
Junte-se a nós!
Inscrições abertas 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AULA ABERTA de YOGA - dia 30 de Abril

No próximo dia 30 de Abril, o Centro Kailas irá promover uma aulas aberta de Yoga, de carácter gratuito, abrindo as suas portas a todas as pessoas que estejam interessadas em saber como é o VINIYoga, como funcionam as aulas, quem somos, etc...

Apareçam, tragam roupa confortável, fato de treino ou calções e t-shirt. 
Vamos experimentar algumas posturas.
Alunos do Centro Kailas - tragam gente amiga.

Os benefícios físicos do Yoga são, sobretudo, força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, foco e concentração. Num aspecto mais subtil, desenvolve-se a confiança, a determinação, a paciência e o autocontrole.

Para atingir todos esses benefícios, a prática deve ser feita de forma adequada, isto é, com comprometimento e trabalho duro. Não se pode esperar muito do Yoga sem compromisso, disciplina e prática física.
Em qualquer estilo de Yoga, o esforço contínuo e sério traz os resultados.
DEIXE QUE O YOGA VENHA ATÉ SI!!

sábado, 9 de abril de 2011

O Nabo Gigante - Sessão de Contos

No próximo dia 23 de Abril, irá ter no lugar no Centro Kailas, uma Sessão de Contos, que visa partilhar  momentos lúdicos, com todos aqueles que gostam de ler e ouvir histórias, promovendo a leitura junto dos mais novos.

“O Nabo Gigante, um conto original Russo, recolhido por Alexis Tolstoi no século XIX, tem os ingrediente de um conto popular, verdadeiramente hilariante.” (in O Nabo Gigante).
Nesta Sessão iremos ver como se apanha um nabo gigante!!

Palavras que voam, desta vez, no penúltimo sábado do mês, pretende ser um momento em que
as crianças  interajam com o contador de histórias.
Para esta actividade é mesmo indispensável a tua participação!!

Sabendo que um livro pode ser um instrumento poderoso no desenvolvimento da imaginação e formação das crianças, assim como a imaginação dos adultos que durante a sessão se deixam levar pela magia do momento, convidamo-lo a participar neste "Voo" programado de Palavras!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um olhar sobre o aquecimento global ...

A cultura que o Mundo hoje nos apresenta é voltada cada vez mais para a disputa do poder e do ter, independente das consequências que possam gerar para a Humanidade.


O ser humano está diante de seu maior dilema colectivo: o aquecimento global, que afecta a preservação da vida e das espécies.