sábado, 25 de junho de 2011

ATITUDES E DECISÕES

Podemos viver identificados a um nome, a uma nacionalidade, a crenças, a costumes, a um ego, etc., e no final daquilo que percebemos como esta vida, dar-nos conta que todas essas identificações e apegos são errados.
Ou perceber que és Consciência. Pode-se dizer que Consciência é um outro nome teu. Uma vez que já és Consciência, não há necessidade de a alcançar nem de a cultivar. Tens de deixar de viver identificado com ela no Atman.
Quando cada um se liberta do apego do que não é, então o único que permanece é a Consciência pura e isso é o Atman.
A dualidade não existe. Os teus conhecimentos actuais são fruto do ego e são apenas relativos. Para o conhecimento relativo necessita ter um sujeito e um objecto, enquanto que a consciência do Atman é Absoluta e não requer nenhum objecto.

“Eu sou tu mesmo”. Essa é a meta da alma individual. Isso é o conhecimento último a que se refere a Vedanta. O Senhor é tudo: o conhecedor, o conhecimento e o objecto conhecido.

OM TAT SAT

LIBERTAÇÃO DO MEDO DA MORTE

Como posso libertar-me do medo da morte? 

Quando sentimos esse medo? Sentimo-lo somente quando estamos completamente “despertos” e nos apegamos às manifestações daquilo que chamamos mundo, incluindo o corpo. 
Se te libertas da percepção mental do que se manifesta, ao qual habitualmente o teu ego se apega, e permaneces na experiência no teu próprio Atman, como dormir sem sonhos, não há medo algum que te possa afectar. 

O homem encanta-se com a existência consciente porque é “Consciência Eterna”, a qual é o seu próprio Atman. Pois então, porque não agarrar-se agora mesmo a essa “Consciência Pura”, estando no corpo, e liberar-se assim de todos os medos.

OM TAT SAT

CONTOS FORA DE PORTAS

No próximo dia 2 de Julho, irá ter no lugar nas imediações do Parque da Cidade, uma Sessão de Contos, que visa promover momentos lúdicos, através da promoção do livro e da leitura. Escolhemos este local pois apesar de fechado, o Parque continua a encher as ruas de oxigénio e a servir de abrigo à enorme quantidade de seres que o habitam, mas tem passado por momentos difíceis, longe do riso das crianças, dos beijos dos namorados, do barulho das rodas das bicicletas e skates e dos passos mais demorados dos anciãos.


Palavras que voam, do lado de cá das grades,
junto à Igreja dos Terceiros.

APARECE ... traz 1, 2, 3 ou + amigos ... pretende-se que seja um momento em que os miúdos e graúdos  interajam com o contador de histórias.

Para esta actividade é mesmo indispensável a tua participação!!

Sabendo que um livro pode ser um instrumento poderoso no desenvolvimento da imaginação e formação das crianças, assim como a imaginação dos adultos que durante a sessão se deixam levar pela magia do momento, convidamo-lo a participar neste "Voo" programado de Palavras!!

domingo, 19 de junho de 2011

VEGETARIANISMO E A NÃO-VIOLÊNCIA

Um pequeno vídeo que demonstra a importância das opções que tomamos no dia a dia para o futuro do Planeta.

Um projeto de NonviolenceUnited.org
Este é um vídeo construtivo que explica como podemos nos tornar mais conectados com os animais, a terra, o ar e sistemas de água, e tomar medidas contra a mudança climática global, para a sobrevivência de todo o Planeta .

domingo, 12 de junho de 2011

AUTO-INDAGAÇÃO

Quando sei que “Eu Sou”

O que somos não pode ser definido com palavras… SER é uma experiência autêntica em cada individualidade.
O ABSOLUTO - o que somos não pode ser explicado, há de ser experimentado - vivido – CONSCIÊNCIA.
O ABSOLUTO – “Eu Sou o que Sou” manifesta-se na Consciência, (experiência de SER).
Existe quando se possibilita a criação da MENTE (condicionante permanente aprendido).
Realidade que não é Verdade, pois a mente é criadora do Ego, o qual por sua vez se identifica com a ignorância, (apego e desejo daquilo que não é).
Assim, cada manifestação individual identifica-se com umas tendências limitadoras concretas e é em função disso que criamos a própria realidade.

Liberta-te do erroneamente aprendido, pois existe uma grande possibilidade de Ser.

Quando sei que “Eu Sou o que Sou”
Quando já não surge a ideia de que “este Sou”, “esse Sou”,  o “Eu Sou” não se afirma a si mesmo, consistindo em ver o falso como falso e rejeitá-lo. É inútil buscar o “Eu Sou” quando a mente está identificada em MAYA (Ignorância). Antes que se manifeste nela o “Eu Sou” deve ser totalmente purgada do falso.

A educação, as crenças, os dogmas nesta vida, possibilitam Oscuridade-Ignorância na Existência.
Dizemos: somos seres do Planeta Terra, quando na realidade seria mais correcto dizer o Planeta Água. Recorda que o Planeta esta composto de uns 70% de água e uns 30% de Terra.
O trabalho desinteressado e feito com Amor… é Harmonia Eterna. É igual que a Natureza, criando os formosos jardins existentes no Planeta.

Esta atitude consciente manifesta a Consciência da Verdade, “Eu Sou o que Sou”.
Que ajuda necessita para se conhecer a si mesmo? As pessoas querem ver no Atman algo novo, mas é algo eterno e sempre seguirá sendo o mesmo. Apenas é o que é. É impossível defini-lo. A melhor definição é “Eu Sou o que Sou”

OM TAT SAT