Curso inovador em Viseu
FORMAÇÃO de TERAPEUTAS e MONITORES de HEALTH CHI-KUNG
Chi Kung ou Qi Gong é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de Chi (energia vital) no corpo.
“A respiração é a comprovação de Sansara e da roda da vida, pois se respiramos vivemos, se não respirarmos morremos”.
(ditado budista)
“Na Antiguidade os homens viviam segundo o Tao, seguiam a lei do yin e Yang, conservavam-se em harmonia com as grandes leis e proteção da vida, eram moderados na sua alimentação, acordavam e descansavam de forma regular e trabalhavam sem excesso. Com isso mantinham o corpo unificado com o espírito, cumpriam seus destinos e atingiam o máximo de vivência, ultrapassando os 100 anos.”
Nei Jing Huang Di So Wen Em
“O tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo”
“O tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo”
Atingir a longevidade é possível e uma vida que ultrapassa os cem anos não é ficção. A história chinesa nos mostra isso através de inúmeros chineses centenários ancestrais e seus folclores, lendas, documentos, livros históricos e tradições passadas boca a boca.
Qual é o segredo da longevidade de acordo com a medicina tradicional chinesa? Baseado nos clássicos e nas histórias locais pode-se formular a seguinte resposta: “Seguir os princípios do Yin e Yang, praticar regularmente os exercícios apropriados para o condicionamento do corpo, seguir um calendário regular no dia-a-dia, evitar a estafa e manter-se calmo e alegre em harmonia com o Tao (Caminho)”.
Todos estes tópicos são ilustrados com exemplos concretos e atuais. A ênfase na relevância da sabedoria e da virtude ligadas ao fenómeno da longevidade é altamente confirmada pela visão do filósofo Confúcio, que mostra sua adesão pela tradição ancestral de seu povo.
O povo chinês sempre cultivou a vida, desejou a longevidade e acumulou ricas experiências nesta área desde os tempos imemoriais. O caminho para a preservação da vida foi sendo desenvolvido e resultou em milhares de pessoas centenárias no país. A lenda diz que muitos reis e líderes políticos antigos conhecidos por suas regras de benevolência e estratégias militares viveram mais de cem anos. Entre eles está Huang Di (o Imperador Amarelo), chefe do clã dominante do vale do Rio Amarelo há aproximadamente cinco mil anos atrás, o qual é conhecido hoje como fundador da nação chinesa.
A base de todo pensamento chinês iniciou-se a aproximadamente 8.000 anos, onde os camponeses concluíram que tudo na natureza era cíclico e natural. Fu Hi o lendário Rei guerreiro fundamenta as leis que regem a teoria de Yin e Yang.
Uma das principais personalidades que ajudaram a fundamentar o Qi Gong foi Cho Chin Kei, autor da célebre frase : “fazei do alimento e da respiração seus principais medicamentos”.
Os célebres alquimistas e estudantes de Qi Gong, Ge hong e Go Ko Hung, desenvolveram diversas técnicas que mesclavam alquimia e técnicas respiratórias. Hua Tou, um famoso médico do final da dinastia han do Oriente, foi o primeiro no mundo a aplicar anestesia em cirurgias. Ele desenvolveu o “jogo dos cinco animais”. Tal técnica consistia em exercícios que imitavam o urso, o pássaro, o tigre, o macaco e do cervo.
Muitos exercícios são atribuídos ao Lendário Templo Shaolin e seu místico Fundador, Bodhidharma, vigésimo oitavo sucessor de Buda. Os mais conhecidos são o Yi Jin jing (tratado da transformação dos músculos e tendões) e o Xi Sui Jing (tratado da lavagem da medula óssea).
Objectivos Gerais do Qi Gong
1. Curar determinada doença.
2. Aumentar a capacidade de resistência para a prática de esportes.
3. Ampliar as habilidades nas artes marciais.
4. Aumentar a concentração e a capacidade de suportar o trabalho.
5. Desenvolver uma mente clara e a capacidade de percepção.
6. Melhorar o desempenho sexual.
7. Praticar exercícios não vigorosos para manter a saúde e a forma física.
8. Ganhar ou perder peso.
9. Controlar o estresse.
10. Aumentar o conhecimento sobre Qi Gong e as habilidades nessa arte.
11. Adquirir habilidades psíquicas.
12. Prevenir diversas moléstias.
13. Recobrar a energia.
14. Desenvolver–se em espiritualidade.
Fonte: CHINARTE
Nos últimos anos Qi Gong, tornou-se um grande parceiro da medicina tradicional chinesa conservando a saúde e curando as enfermidades e tem se difundido rapidamente nas cidades de toda a China. Todos os dias logo pela manhã, nas salas, jardins e parques, muita gente pratica religiosamente os exercícios característicos do Qi Gong. Fonte: internetO Centro Kailas vai realizar, em parceria com a Chinarte® - Escola de Artes Marciais e medicina tradicional Chinesa, um CURSO de FORMAÇÃO de TERAPEUTAS e MONITORES de HEALTH CHI-KUNG.
Informações: centrokailas.viseu@gmail.com
geral@chinarte.com
Excelente oportunidade para aprender a essência desta Arte a um baixo custo, em VISEU
GARANTA JÁ A SUA VAGA - LUGARES LIMITADOS